Acupuntura

     Uma das ciências mais antigas e respeitadas do mundo, nascida há mais de quatro mil anos na China, onde era uma tradição familiar, passada de geração a geração. Utilizada como método de prevenção e tratamento de diversos males.

 

     Sendo apenas um dos vários recursos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que também incluem a fitoterapia, dietética, moxibustão e exercícios; a acupuntura consiste na colocação de agulhas em determinados pontos do corpo, situados sobre “traçados específicos”, ou canais de energia que passam sobre o corpo, no ocidente denominados de meridianos.

 

     Atualmente com os avanços da ciência moderna incorporaram-se às possibilidades da acupuntura o uso do laser e da eletricidade, com a eletropuntura.

 

     Se sua eficácia já foi considerada questionável para nós ocidentais por acharmos que era fruto de empirismo sem nenhuma comprovação científica. Contudo em 1979 a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista com quarenta e uma doenças onde a acupuntura tem comprovada ação; hoje trinta e seis anos depois a lista já possui mais de quatrocentos itens.